Estímulo à memória e coordenação motora, convívio social, melhora ou estabilização de certas doenças neurológicas e mais qualidade de vida. Estes são apenas alguns dos benefícios quando se fala em atividade física na terceira idade. Depois de dois anos de pandemia de Covid-19, a Secretaria de Assistência Social de São Lourenço do Oeste retomou o cronograma de ações com os grupos.
A professora Ana Paula Previdi, responsável pelas atividades, enaltece que é importante para o idoso sair da sua zona de conforto. “Praticar exercícios físicos ajuda a minimizar as dores, principalmente nas pernas e costas. Todos podem fazer uma atividade diferenciada, mas com o acompanhamento do profissional de educação física”, reforça a profissional.
O grupo de atividades físicas da Secretaria de Assistência Social tem como público-alvo pessoas a partir de 60 anos, mas é aberto à comunidade. Os participantes realizam atividades, dinâmicas, exercícios de fortalecimento e alongamentos e avaliação nutricional, por exemplo. A professora Ana Paula explica que, no primeiro encontro, o participante recebe um formulário para relatar um pouco das suas condições e, a partir disso, recebe todo o acompanhamento necessário. “O objetivo é que o idoso, principalmente, cuide da sua saúde física e mental, mantenha sua longevidade, bem-estar e qualidade de vida”, finaliza.
Para participar do grupo, basta entrar em contato com a Secretaria de Assistência Social, por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV). O telefone é o (49) 3344-8512.
Cronograma
Segunda-feira
– Centro
– Sant’Ana do Bela Vista
Terça-feira
– São Francisco
Quarta-feira
– Perpétuo Socorro
Quinta-feira
– Cruzeiro
– Presidente Juscelino
Sexta-feira
– Santa Catarina
Data de publicação: 17/05/2022
Fonte: Assessoria de Comunicação de São Lourenço do Oeste.