You are currently viewing Políticas públicas para a população imigrante avançam com a criação de coordenadoria em São Lourenço do Oeste

Políticas públicas para a população imigrante avançam com a criação de coordenadoria em São Lourenço do Oeste

A Secretaria de Assistência Social de São Lourenço do Oeste está investindo R$ 49.301,63 mil em cursos profissionalizantes para a população imigrante que vive no município, recursos federais por meio do Ministério da Cidadania. Na noite de terça-feira (10), foi realizada a aula inaugural com a primeira turma, numa parceria com o Senai. Estão sendo oferecidas 41 vagas em cursos de panificação e confeitaria, eletricista, instalador industrial, automação industrial, torneiro mecânico, soldador básico, gestão de recursos humanos e costura básica. As aulas acontecem à noite.

Agustinho Menegatti, vice-prefeito de São Lourenço do Oeste, participou da aula inaugural juntamente com a secretária de Assistência Social, Vânia Garbin Baldissera. Menegatti ressaltou que o município tem recebido muitos imigrantes e cumprido com o seu papel de acolhimento, dando condições de permanência, com documentação, cursos e emprego, e ainda oferecendo serviços na assistência social e saúde, por exemplo. O vice-prefeito destaca a importância da parceria com o Senai na viabilização dos cursos de capacitação, os quais serão ministrados por seis meses.

Coordenador de Políticas Públicas

Recentemente, com a reforma administrativa do governo municipal, criou-se a função técnica de coordenador de Políticas Públicas para a População Imigrante, junto a Secretaria de Assistência Social. Desta forma, o setor acolhe o imigrante, verifica suas demandas e faz encaminhamento aos demais setores, como saúde, educação, emprego e renda, cursos de capacitação e documentação. Para facilitar a comunicação, além do atendimento presencial, há o telefone (49) 9 8879-7821 (WhatsApp).

A secretária Vania explica que, hoje, o imigrante, ao chegar a São Lourenço do Oeste, deve procurar o setor – rua Jarbas Mendes, nº. 270, bairro Brasília, ao lado da Cidasc – e falar com a coordenação de Políticas Públicas para a População Imigrante. Atualmente são 640 imigrantes cadastrados, vindos da, Argentina, Cuba, Colômbia, Haiti, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.

 

 

Data de publicação: 11/05/2022
Fonte: Assessoria de Comunicação de São Lourenço do Oeste.