Vania Garbin Baldissera, secretária de Assistência Social, destacou que o trabalho dos contadores é importante para sensibilizar a população a doar. “O valor que chega através do Imposto de Renda ao FIA é baixo perto do potencial que São Lourenço do Oeste tem”, ressalta. Conforme Vânia, os fundos especiais têm por objetivo arrecadar recursos, por meio do Imposto de Renda (IR), para o atendimento de crianças, adolescentes e idosos, ampliando seus acessos aos direitos sociais e oportunidades para melhoria da qualidade de vida.
Presidente do CMDCA, Josiane Boito explicou que os fundos se tratam da municipalização dos recursos, ou seja, são investidos em projetos locais dando maior agilidade nas ações. A aplicação e fiscalização são de responsabilidade dos conselhos.
Como doar
– Pessoas físicas podem doar até 6% dos seus impostos, sendo 3% para o FIA e 3% ao FMI. Ainda, o contribuinte poderá doar maior porcentagem, porém o valor não poderá ser deduzido do imposto a pagar. A doação não interfere em outras deduções da declaração e não gera custos adicionais para o contribuinte.
– O contribuinte deverá preencher a ficha “Doações Diretamente na Declaração”, na qual deve ser informada a quantia a ser destinada e o tipo de fundo escolhido. É possível escolher para qual dos dois fundos irá à doação.
Saiba mais
Para saber quais as instituições cadastradas no CMDCA e CMDPI ou eventuais dúvidas, o contato é o (49) 9 8864-7449 (WhatsApp), com o Centro de Referência da Assistência Social (Cras), ou (49) 3344-8492, com a Secretaria de Assistência Social.
Data de publicação: 09/03/2022
Fonte: Assessoria de Comunicação de São Lourenço do Oeste.