A Secretaria de Educação de São Lourenço do Oeste realizou, na noite de quarta-feira (29), uma socialização dos trabalhos realizados pelos professores participantes do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic). O encontro foi realizado na Câmara Municipal e marcou o encerramento da formação, que teve início em setembro. Participaram do Pnaic professores do Ensino Fundamental I e da Educação Infantil.
A coordenadora do Pnaic em São Lourenço do Oeste, Kerly Hippler, conta que nos últimos anos, no cenário nacional, percebe-se a diminuição na adesão de professores na capacitação do Pnaic. “Felizmente, no município de São Lourenço do Oeste, a adesão dos professores foi muito boa, foram 55 ao todo e os encontros aconteceram no período noturno a cada 15 dias”, explica.
Kerly diz que neste ano o Ministério da Educação (MEC) incluiu a Educação Infantil no Pnaic, garantindo as perspectivas e as especificidades do trabalho de leitura e escrita com as crianças. Antes, participavam somente professores alfabetizadores e coordenadores pedagógicos de 1° ano ao 3° ano. As formadoras em São Lourenço do Oeste são as professoras Adriana Avila e Neiva Deon (Anos Iniciais) e Rosana Faitão (Educação Infantil).
O vice-prefeito, Daniel Hippler, e o secretário de Educação, Alex Tardetti, participaram no encontro de encerramento e agradeceram as professoras pela dedicação ao pacto. Em 2018, o Pnaic volta a acontecer, mas os professores precisam fazer a adesão. O Pacto tem como alvo professores de Nível III e 1º ao 3º anos, mas qualquer professor que tiver interesse pode participar.