A Secretaria Municipal de Saúde adere o novo Calendário Nacional de Vacinação para o ano 2016. As mudanças divulgadas pelo Ministério da Saúde alteram o plano vacinal contra poliomielite, meningite, pneumonia e HPV.
A vacina de HPV mudou para duas doses com intervalo de 6 meses para meninas de 9 a 13 anos. No caso da poliomielite, o que mudou agora é que a terceira dose da vacina passa a ser injetável, em vez de oral. A versão oral da vacina continua sendo indicada para os reforços aos 15 meses e 4 anos.
A vacina contra pneumonia é indicada duas doses – aos 2 e 4 meses – mais um reforço preferencialmente aos 12 meses. E a vacina meningocócica C, contra a meningite provocada pela bactéria minigococo C, passa a ser indicada para os 12 meses de idade. As duas primeiras doses continuam indicadas para os 3 e 5 meses.
Além destas mudanças, houve alterações nas salas de vacinação. Antes quatro salas eram cadastradas junto ao Ministério da Saúde, (nos bairros, Cruzeiro, Santa Catarina, São Francisco e Centro), agora tudo fica centralizado na Policlínica Municipal de Saúde. Conforme o Secretário de Saúde Sérgio Hentz, “a mudança foi necessária principalmente pela falta de cruzamento de dados com o Ministério da Saúde, sendo preciso unificar, e também por um maior aproveitamento de material”.