São Lourenço se prepara para a colheita de azeitona

 

O Município de São Lourenço do Oeste está prestes a realizar a quarta colheita de azeitonas do pomar experimental anexo ao Viveiro Municipal de Mudas.

A Unidade Experimental de Oliveira instalada em São Lourenço do Oeste é destaque no Estado de Santa Catarina e segundo informou o Engenheiro Florestal da Epagri Dorli Mario da Croce, neste ano as plantas apresentaram uma melhor qualidade de frutos com ampliação de alguns cultivares que iniciaram a frutificação e a previsão é de que será uma excelente colheita de azeitona, comparada com as do ano anterior, dando destaque para as espécies voltadas a produção de óleo de oliva.

A previsão é de que se inicie a colheita entre a segunda semana de fevereiro até a primeira semana de março onde todo o material será encaminhado para a Epagri de Chapecó para e extração do óleo de oliva.

O pomar de oliveiras do município foi implantado em 2007 e possui 41 variedades com 225 plantas das quais 55 plantas já frutificaram com apenas dois anos de idade, contrariando a previsão que é de quatro anos para dar frutos.

Segundo da Croce, neste ano será possível chegar a um rendimento em torno de 17 a 22% na extração de azeite.

A partir do próximo ano, existe cultivares que poderão ser recomendadas para o plantio dos interessados, podendo ser criado um programa municipal de olivicultura.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de São Lourenço do Oeste