A Epagri, em parceria com o departamento de Vigilância Sanitária do município de Novo Horizonte, realizou nesta semana, atividade alusiva ao Dia da Árvore, comemorado em 21 de setembro.
Foram distribuídas 700 mudas de árvores nativas frutíferas nas escolas municipais e estaduais entre os dias 20 e 21. Com a ação, os alunos foram incentivados a plantar e cuidar das árvores, e também orientados quanto aos benefícios das frutas para a nossa saúde.
Na oportunidade, também foi lançada a campanha de coleta de pilhas e baterias, que acontecerá de 26 a 30 de setembro nas escolas novorizontinas.
Segundo informações da Epagri, as pilhas e baterias, quando descartadas em lixões ou a céu aberto, liberam componentes tóxicos que contaminam o solo, os cursos d’água e os lençóis freáticos, afetando a flora e a fauna das regiões circunvizinhas e o homem, pela cadeia alimentar. Os componentes tóxicos encontrados nas pilhas, como o cádmio, chumbo e mercúrio, afetam o sistema nervoso central, o fígado, os rins e os pulmões, pois eles são biocumulativos. O cádmio é cancerígeno, o chumbo pode provocar anemia, debilidade e paralisia parcial, e o mercúrio pode também ocasionar mutações genéticas.
Estas ações em prol do meio ambiente são de fundamental importância por contribuírem com um mundo melhor.