A Secretaria Municipal de Fazenda realizou na manhã desta quarta feira dia 01 de setembro no auditório da Prefeitura Municipal, uma reunião com os contadores e responsáveis pela contabilidade das empresas lourencianas.
O objetivo do encontro foi discutir sobre o Regin (Registro Integrado) do sistema da Junta Comercial, alterações na legislação, implantação do livro eletrônico e assuntos gerais.
O assunto principal que norteou a reunião foi sobre a implantação do livro eletrônico que tem como objetivo principal auxiliar no processo de fiscalização e agilizar a prestação de contas dos serviços prestados por parte dos contribuintes dispensando a apresentação, hoje obrigatória, do Livro de Imposto Sobre Serviço todo final de exercício.
O documento permi
te ao fisco municipal emitir relatórios para acompanhamento das declarações e dos recolhimentos do imposto sobre serviços, identificar inadimplência e elaborar comparativos de serviços tomados de empresas de dentro e de fora do município, além do cruzamento de informações entre prestador e tomador de serviços.
Com o acesso ao livro eletrônico, o contribuinte, ou seu contador, poderá solicitar a AIDF – Autorização para Impressão de Documento Fiscal (Nota Fiscal), solicitar alteração ou correção cadastral, realizar declaração de serviços prestados e de serviços contratados, emitir relatórios e guias para pagamento, sem sair de seu estabelecimento.
O Livro Eletrônico é, basicamente, um sistema de gestão do ISS.
Data: 01/09/2010
Fonte: Assessoria de comunicação