O presidente da Junta Comercial de Santa Catarina – JUCESC, Jaime Tonello, recebeu nesta sexta-feira (22) o diretor-geral do Consórcio de Informática na Gestão Pública Municipal – CIGA, Gilsoni Albino e a consultora tributária da Federação Catarinense de Municípios – FECAM, Karine Gomes, na sede da Junta, em Florianópolis.
Segundo o diretor do CIGA, o objetivo da reunião foi o de analisar a atual situação do sistema de abertura de empresas em Santa Catarina, especialmente nas questões que envolvem os municípios. Em 2013, foi assinado um convênio de Cooperação Técnica e Financeira entre a FECAM e a JUCESC. O convênio tem como foco promover a integração dos processos de registros e legalização de empresários e pessoas jurídicas por meio da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios – REDESIM. Enquanto que o CIGA disponibiliza aos municípios uma versão em DataCenter do programa REGIN.
O convênio possibilitou que entre maio e junho, uma equipe do CIGA e da FECAM, com o apoio das Associações de Municípios, percorresse o estado divulgando e capacitando acerca das novidades referentes ao Registro Mercantil Integrado – REGIN. Ao todo, foram capacitadas 397 pessoas sobre das formas de se adequar aos processos e as rotinas internas para o uso da ferramenta – REGIN, tanto da nova ferramenta do integrador como também da nova versão do REGIN Municipal, que o Consórcio disponibiliza para os municípios consorciados, via contratação.
A reunião desta sexta-feira tratou dos avanços que ocorreram este ano e também de gargalos que ainda existem em alguns órgão e cidades.