Servidores recebem capacitação sobre a nova versão dos Portais dos Municípios

Depois de três meses percorrendo o estado a equipe técnica da Federação Catarinense de Municípios – FECAM finalizou a Capacitação dos Portais Municipais (V 4.0) na última segunda-feira (07), na Associação dos Municípios da Região da Grande Florianópolis – GRANFPOLIS. Ao todo, foram 20 as Associações de Municípios visitadas e 226 os servidores capacitados na nova versão dos Portais.

"Somente este ano já migramos 63 portais. Somando com os sites que migraram em 2013 totalizamos 101 municípios já com a nova versão da ferramenta", ressalta o técnico de informática da FECAM, Marcus Vinicius Hoeltgebaum Lemos. "Além disso, tivemos alguns municípios que não utilizavam a versão antiga do portal da FECAM e passaram a utilizar a nova versão", complementa. É o caso dos municípios de Maravilha, Balneário Rincão, Araranguá, Doutor Pedrinho, Bombinhas, Curitibanos, Cordilheira Alta, Garuva, Tubarão e Taió.

Versão 4.0 do Portal dos Municípios – A capacitação apresentou a nova ferramenta explicando as principais diferenças entre o atual e a versão anterior. Há quase 10 anos com o mesmo formato, os portais municipais foram atualizados e estão mais modernos, com novo layout e novas possibilidades. Entre as novidades está o uso de ferramentas externas e integração com redes sociais. "Os sites dos municípios ficaram mais atrativos e acessíveis aos cidadãos", ressalta o técnico em informática da FEAM, Marcus Lemos. A nova ferramenta permite, entre outros recursos, adicionar informações, imagens, vídeos, áudios e vídeos de forma mais flexível e ágil em relação aos portais antigos. Serviços como Acesso à Informação e publicações de atos legais dos municípios também estão disponíveis no novo Portal.

A gestão do conteúdo também funciona em todos os navegadores e as prefeituras podem agora também customizar o layout do site para atender suas próprias necessidades. Além disso, é possível criar galerias de vídeos, sons e hotsite para secretarias e eventos. Outra possibilidade é a utilização por perfil de usuários, o que viabiliza dividir a responsabilidade de alimentar o site da administração municipal.

Para mais informações sobre o novo portal e suas possibilidades basta acessar o site www.portalmunicipal.fecam.org.br. Ali é possível encontrar manuais e vídeos sobre a ferramenta e como potencializar sua utilização.