You are currently viewing O Pacto Federativo será debatido em evento nacional no dia 9 de maio, em Florianópolis.

O Pacto Federativo será debatido em evento nacional no dia 9 de maio, em Florianópolis.

Municípios com dificuldades financeiras, estados endividados e 60% de tudo que é arrecadado no país centralizado na capital federal. Esse conturbado cenário estará em discussão por políticos, economistas, especialistas e jornalistas no dia 9 de maio, a partir das 14 horas, no Centro de Eventos da Federação das Indústrias de Santa Catarina – FIESC, durante o Seminário Nacional "O Pacto Federativo em Debate", promovido pela Fiesc e pela Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina – Adjori/SC.

A Federação Catarinense de Municípios – FECAM está apoiando o Seminário. A consciência de que os municípios vêm sendo constantemente onerados com as crescentes demandas das sociedades, além de terem acrescido suas responsabilidades diante da Constituição de 1988 sem a devida contrapartida financeira e ainda de que este é também o ente federado com a menor participação no bolo tributário, torna válido o debate e ações que busquem restabelecer o desequilíbrio do pacto. A FECAM é apoiadora e incentivadora de medidas que busquem reverter a balança de perdas financeiras dos municípios e o acúmulo de responsabilidades na execução das políticas públicas.

Programação:
O presidente da FECAM, prefeito de Taió, Hugo Lembeck, fará parte do painel "A Visão dos Governos Federal, Estadual e Municipal", cujo palestrante será o governador de Santa Catarina Raimundo Colombo.

A palestra de abertura será proferida pelo ex-secretário de Planejamento do Governo do Estado, Armando Hess de Souza, que vai falar sobre "O que é o Pacto Federativo? A Visão da Sociedade sobre o Pacto Federativo". O economista, deputado federal e ex-secretário da Fazenda do Governo do Paraná, Luiz Carlos Hauly, participa do mesmo painel do jornalista Ribamar Oliveira, que abordará a visão política do Pacto Federativo e será conduzido pelo senador Luiz Henrique. Outro nome confirmado é o do presidente da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e economista, Roque Pellizzaro Júnior, que debaterá a visão econômica do Pacto Federativo. O painel será conduzido pelo presidente da Fiesc, Glauco José Côrte.