A Federação Catarinense de Municípios – FECAM, representada pelo coordenador da área de Desenvolvimento Regional, Emerson Souto, e pela assessora da área de Turismo e Cultura, Raquel Rodrigues, recebeu, em sua sede, nessa quarta-feira (02), o diretor de Estudos e Monitoramento de Políticas Culturais, Tadeu Di Pietro, e o coordenador-geral de Monitoramento de Informações Culturais, Geraldo Luiz Horta de Alvarenga Junior, ambos da
Secretaria de Políticas Culturais do Ministério da Cultura, juntamente com coordenador do Escritório de Santa Catarina, Regional Sul do Ministério da Cultura, Marcelo Leal.
O objetivo da reunião foi buscar uma parceria do Ministério da Cultura com a FECAM. Na oportunidade, os representantes do MinC falaram sobre o Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais – SNIIC, do Ministério, acessado pelo site www.sniic.cultura.gov.br, que tem o objetivo de ser um repositório de informações culturais dos agentes e dos objetos culturais para que haja uma consulta aberta e um acesso aberto a essas informações fazendo com que o campo da cultura tenha uma base de dados sofisticada e ampla da cultura brasileira. Conforme eles, os objetivos são a difusão e disponibilização desse sistema e o aprofundamento, no entendimento das ações da FECAM junto aos municípios de Santa Catarina, principalmente no que tange ao desenvolvimento de aplicações, softwares e sistemas que utilizem plataformas livres, de forma colaborativa para o registro das informações culturais.
Já os representantes da FECAM apresentaram o Sistema de Indicadores de Desenvolvimento Municipal sustentável – SIDMS, criada pela entidade, e a metodologia utilizada pela FECAM para dimensão da Cultura e a importância da Ferramenta para Gestão e acompanhamento do desenvolvimento cultural nos municípios catarinenses.
A FECAM deverá participar de uma reunião de apresentação do SNIIC aos Estados, assim como, houve a sinalização do Ministério da Cultura visando a realização de encontros regionais em SC para apresentação do Sniic e a participação do MinC no grupo técnico de trabalho do SIDMS.
A FECAM também entregou aos representantes da Secretaria de Politicas Culturais do MinC, a Carta de São Francisco do Sul, documento que contempla os pleitos dos Gestores Municipais de Cultura de Santa Catarina.