O prefeito de Chapecó, José Caramori, apresentou o novo sistema de coleta automatizada de lixo orgânico, implantado no município em agosto de 2013, e mostrando a mudança e a evolução conquistados no setor de gestão de resíduos. A explanação aconteceu no painel Experiências Exitosas em Consorciamento Regional Multisetorial, Gestão e Desenvolvimento Municipal apresentado na quarta-feira (12) a tarde no XII Congresso Catarinense de Municípios. Diante dos gestores públicos, Caramori destacou os resultados significativos alcançados em sete meses de atuação, principalmente os impactos positivos na área de saúde pública.
Segundo relatórios divulgados, em agosto do ano passado foram recolhidas 507 toneladas de lixo. Em dezembro, o novo sistema coletou 884 toneladas, um crescimento de 74%. Hoje, a coleta automatizada abrange 30% do território urbano, com previsão de expansão ainda neste ano. No total, 400 contêineres de acondicionamento de lixo orgânico foram colocados nas ruas da cidade.
As principais vantagens do novo sistema são a diminuição de lixo depositados nas vias públicas; redução de riscos de doenças, devido à exposição dos resíduos; a eficiência e rapidez na coleta; contribuição com o meio ambiente; contêineres higienizados diminuindo odores e proliferação de insetos e animais; além da facilidade e comodidade ao cidadão para fazer o depósito do lixo a qualquer momento.
"Mostramos aos catarinenses o sistema moderno de recolhimento e destinação correta de lixo orgânico implantado em Chapecó. Com a nova Coleta ganhamos em saúde pública e contribuímos para a preservação ambiental. O lixo, quando acondicionado de maneira correta, diminui a proliferação de insetos e animais, acaba com odores e ainda deixa a cidade mais limpa. Para complementar, auxiliamos as Associações de Recicladores, com a entrega do material reciclável recolhido dos contêineres, gerando emprego e aumentando a renda para dezenas de famílias indiretamente", destaca o prefeito.
Também fizeram apresentações Paulo Utzig, diretor executivo do Cidema e Secretário Executivo da AMOSC sobre Consórcio Multisetorial: Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Meio Ambiente – Cidema/AMOSC; Elói Rönnau, diretor executivo do Consórcio Cinco sobre o Consórcio Multisetorial: Consórcio Integrado do Contestado – Cinco/AMARP , Valério Schiochet, diretor-presidente da Fundação Municipal de Desenvolvimento 25 de Julho sobre a Regionalização da Produção e Integração Cultural da Agricultura de Joinville; e Dilair Menin, prefeito de Caibi e presidente da AMERIOS, sobre a Exposição Regional da Produção dos Municípios – Expomerios/AMERIOS.