Presidenta Dilma destaca trabalho da FECAM na visita a Florianópolis

A Federação Catarinense de Municípios – FECAM, representada pelo seu presidente, o prefeito de Gaspar, Celso Zuchi, integrou a mesa principal da cerimônia realizada, nessa quarta-feira (27), com a presença da presidenta da República, Dilma Rousseff, no Teatro do CIC, em Florianópolis. No seu pronunciamento Dilma saudou o presidente Celso Zuchi e ressaltou o trabalho da FECAM, destacando que é a entidade que representa os 295 municípios de Santa Catarina.

Participaram o governo Raimundo Colombo, o prefeito Cesar Souza Junior, ministros, deputados, senadores, entre outras autoridades. Na platéia, diversos prefeitos de diferentes regiões do Estado. Em Santa Catarina, Dilma visitou três cidades. São Francisco do Sul, Itajaí e Florianópolis receberam a presidenta, que participou de inauguração e assinou parcerias entre o governo do Estado e o federal para áreas como infraestrutura e prevenção de enchentes.

Roteiro
Pela manhã, em São Francisco do Sul, a presidenta inaugura o novo ponto de atracação das embarcações no cais, o berço 201. O ponto passou de 150 para 280 metros de extensão, permitindo a operação de navios maiores. Além de inaugurar o ponto de atracação, a presidenta oficializou a entrega de 59 máquinas motoniveladoras e dez caminhões caçamba a prefeitos de municípios catarinenses.

À tarde, em Itajaí, ocorreu a entrega de ordens de serviço para obras de ampliação das barragens de Taió e Ituporanga, no Vale do Itajaí. Conforme o governo do Estado, em caso de enchente, com as obras concluídas, o nível de água seja reduzido em até em cinco metros. Ainda em Itajaí, foi feita uma homenagem à presidenta, pela lei que regulamenta o funcionamento das Instituições Comunitárias de Ensino Superior (ICES), conhecidas como universidades comunitárias.

Em Florianópolis, ela presidiu assinatura de contratos de financiamento entre Banco do Brasil e Estado de Santa Catarina, no valor de R$ 2 bilhões para integrar as ações do Pacto por SC, além de um contrato para a dragagem do Porto de Imbituba, localizado no Sul do Estado. Dilma retornou a Brasília no início da noite.

Junto com Dilma vieram o ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias; o ministro interino da Integração Nacional, Francisco José Coelho Teixeira; a ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti; o ministro-chefe interino da Secretaria dos Portos; Antônio Henrique Silveira; o ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas; a ministra da Secretaria dos Direitos Humanos, Maria do Rosário; os senadores Casildo Maldaner e Luiz Henrique da Silveira e os deputados federais Décio Lima e Pedro Ucsai.