Lideranças definem que região Sul quer novas ferrovias operando em sete anos

Com o apoio da Federação Catarinense de Municípios – FECAM, o Seminário Sul Brasileiro de Ferrovias reuniu, na tarde dessa quinta-feira (07), lideranças empresariais e políticas de todas as regiões do Estado, parlamentares do Rio Grande do Sul, além de representantes das estatais Valec Engenharia e Empresa de Planejamento e Logística – EPL, na sede da Federação das Indústrias de Santa Catarina – FIESC. No final do encontro foi estabelecida uma meta pelos participantes de que o Sul do Brasil quer as ferrovias Norte-Sul, Litorânea e da Integração operando em sete anos.

A extensão da ferrovia Norte-Sul deve ligar Mairinque (SP) a Rio Grande (RS) e Uruguaiana (RS), enquanto a ferrovia da Integração (ex-ferrovia do Frango) prevê a conexão entre o Oeste e o Litoral de Santa Catarina. Já a Litorânea deve cortar toda a costa catarinense. Pelo cronograma firmado no Seminário, seriam necessários dois anos para a conclusão dos estudos técnicos e realização de licitações para as novas concessões. Outros cinco anos serão necessários para a construção das linhas e preparação para operação.

O 1º vice-presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar, que coordenou o evento, disse que existe consenso sobre a necessidade e a urgência da implantação para a melhoria da competitividade da indústria. O presidente da Frente Parlamentar das Ferrovias, deputado federal Pedro Uczai, ressaltou que a força política é importante para fazer os projetos avançarem.

O presidente da FECAM e prefeito de Gaspar, Celso Zuchi, disse que a entidade é parceira, independente de qualquer sigla partidária. "A FECAM tem um corpo técnico bastante especializado e uma diretoria composta por prefeitos de todos os partidos. Queremos ser parceiros e trabalhar pelo desenvolvimento de Santa Catarina e de toda a região Sul", disse.

No seminário, empresários, parlamentares e especialistas na área debateram os diferentes projetos ferroviários na região; projetos ferroviários prioritários para o PAC das Concessões no sul; traçados estratégicos para o desenvolvimento regional e unificação da gestão da política ferroviária nacional.

Também fizeram parte da mesa principal os deputados gaúchos Fernando Marrone, Raul Carrion e os presidentes da EPL, Bernardo Figueiredo, e da Valec Engenharia, Josias Sampaio Cavalcante Junior. O evento foi uma promoção da Frente Parlamentar das Ferrovias no Congresso Nacional e teve o apoio da FIESC, FECAM e das Frentes Parlamentares gaúcha e paranaense.