SC discute no Gefin implementação da Nova Contabilidade Aplicada ao Setor Público

Santa Catarina participou da reunião do Grupo Técnico de Contabilidade do Gefin (Grupo dos Gestores Financeiros Estaduais) realizada no Rio de Janeiro nesta segunda-feira (10). Durante o encontro, representantes da área contábil de 19 Estados discutiram a implementação da Nova Contabilidade Aplicada ao Setor Público, com a apresentação do trabalho de consultoria viabilizado pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento).

De acordo com o diretor de Contabilidade Geral da Secretaria da Fazenda de Santa Catarina, Adriano de Souza Pereira, que coordena o Grupo Técnico de Contabilidade do Gefin, foram apresentados o diagnóstico da atual situação dos Estados no processo de convergência contábil e o relatório de recomendações de procedimentos a serem adotados pelas unidades da Federação para adequação às novas normas. “O relatório de recomendações produzido pela consultoria servirá como um referencial para a implementação da convergência nos Estados”, aponta Pereira.

O Gefin reúne representantes das Secretarias de Fazenda, Finanças e Tributação dos Estados brasileiros e tem como objetivo prestar assessoria aos secretários reunidos no Confaz (Conselho Nacional de Política Fazendária), promover o intercâmbio de experiências, padronização de procedimentos, soluções e sistemas nas áreas de gestão fiscal, programação e gestão financeira, execução orçamentária e financeira entre as unidades federativas.