Os municípios brasileiros irão contar com mais duas vacinas na rede pública de saúde: a pneumocócica 10-valente (para meningites e pneumonias pneumocócicas, sinusite, inflamação no ouvido e bacteremia), disponível a partir de março; e a anti-meningococo C (doença meningocócica), disponível a partir de agosto.
Nos primeiros 12 meses após a implementação, as vacinas serão aplicadas em crianças menores de 24 meses de idade. Após o período, ambas serão incluídas no calendário básico de vacinação.da criança específico para menores de doze meses.
A pneumocócica 10-valente será ministrada em crianças menores de doze meses em três doses, além de um reforço no primeiro ano de vida da criança. A Meningocócica C também será ministrada em crianças menores de doze meses, mas será em duas doses mais um reforço no primeiro ano de vida da criança.
Para as duas vacinas, no ano da implantação, haverá um esquema especial, no qual crianças de 12 meses a 24 meses de idade, não vacinadas anteriormente, receberão a imunização.
De acordo com a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), os gestores municipais devem ficar atentos fiquem atentos para garantir a participação social. Vacinação é a uma alternativa eficaz e de baixo custo no controle das doenças, respeitando os princípios definidos pela Política Nacional de Atenção Básica, prevenção e proteção à saúde.
Para acessar o calendário de vacinação, clique aqui.
Com informações do Ministério da Saúde e da CNM