HIV é tema de palestra para profissionais da saúde

 


    HIV é tema de palestra para profissionais da saúde


   A Secretária Municipal de Saúde e a Vigilância Epidemiológica de São Lourenço do Oeste, realizaram no dia 21 de Setembro, no anfriteatro do Polizello, encontro de aperfeiçoamento com profissionais da saúde dos Municípios integrantes da AMNoroeste – Associação de Municípios do Noroeste de Santa Catarina.


   O Médico infectologista Hugo Noal, de Chapecó falou sobre o vírus HIV, explicando como se deu a evolução desta doença e de seu tratamento. As informações estiveram baseadas principalmente nas formas de presenção e nas novas possibilidades de tratamento e acompanhamento para portadores do vírus.


   Segundo a Secretária do Estado da Saúde, existe a estimativa de que em São Lourenço do Oeste, cerca de 300 pessoas estão com o vírus HIV, mas o médico salienta que ter o vírus não significa estar com AIDS.Noal reassalta que o principal objetivo dos profissionais de saúde é localizae estas pessoas para que possa ter o acompanhamento, e reforça ainda, que o tratamento esta disponibilizado pela Secretária de Saúde no município.


   Segundo o infectologista, “o processo de acompanhamento das pessoas infectadas é complexo e exige atualizações, o que aumenta a importância dos encontros de capacitação”.


   Palestras e cursos de aperfeiçoamento estão sendo realizados com frequência pela Secretária Municipal de Saúde.Conforme informações da secretária, a capacitação dos profissionais é fundamental para aumentar a qualidade no atendimento à população.


                                                                             Fonte: Jornal O Noroeste